IRINEÓPOLIS

SOBRE

Irineópolis é uma cidade interiorana bonita e pacata, na qual o extrativismo vegetal e a agricultura representam 85% da economia, sendo forte produtor de milho, soja e tabaco. A região tem belas várzeas e planaltos e os pontos mais elevados da região são a Serra Grande, com 1.143m de altitude, e a Serra do Tamanduá, com 1.193m. As tradições dos seus colonizadores são mantidas por meio dos encontros de seus descendentes, promovidos pela Igreja Católica.

Emancipada em 22 de julho de 1962, a cidade faz divisa com Paula Freitas-PR por meio do Rio Iguaçu. Existe uma balsa sem motor movida por tração manual que faz a travessia dos moradores pelo rio. Além disso, Irineópolis possui diversos pontos espalhados pelo interior do município que foram palcos de batalhas da Guerra do Contestado (1912-1916). Entre eles, o morro da Maria Rosa e a Gruta do Monge João Maria.

DICAS DE TURISMO

O turista pode visitar o interior do município que possui belas paisagens e contato com a natureza bem preservada. Além disso, pode conhecer a Pousada da Pesca do Lambari no Rio Timbó, pousada essa que fica na divisa entre Irineópolis e Porto União/SC. Além disso, pode conhecer as pousadas: Rio Timbó e Pesqueiro Mazzi, ambas oferecem pesca do Lambari no Rio Timbó. A Pousada Rio Timbó fica no Distrito de Poço Preto e o Pesqueiro Mazzi fica na divisa entre Irineópolis e Porto União/SC.

Também pode visitar o Casarão Domit. Museu histórico e cultural abriga rico acervo pelos cômodos da casa. Construído em 1929, seu proprietário foi responsável pelo processo de pacificação política após a Guerra do Contestado.  O Casarão fica na rodovia SC 460 – Km 04  e o tempo de visitação é de 1 hora.

Outra opção é a Fonte Camayné. Fonte de água mineral alcalina bicarbonatada, descoberta na década de 30 que fica na Estância Hidromineral Águas de Valões, local que oferece momentos de lazer integrado a exuberante beleza natural e hospedagem em bangalôs. A fonte fica na Rua Amazonas, 166 no centro de Irineópolis. 

CALENDÁRIO DE EVENTOS

Festa do Trator

A festa é recheada de atrações musicais, diversos shows musicais, desfile de máquinas agrícolas, apresentações de tratores com manobras, apresentações de grupos musicais locais, shows sertanejos, olimpíada rural, além dos tradicionais almoços da festa que acontece em comemoração ao aniversário do município, celebrado em 22 de julho.

Festa de Nossa Senhora Aparecida

Dia 12 de outubro Localidade de Campo do Meio, acesso pelo trevo de Poço Preto – BR 280 (a 3 km). A festa reúne devotos que participam da procissão para pagar promessas e fazer orações. Além disso, recebe todos os anos fiéis de outras comunidades e de outros municípios da região.

Festa do Senhor Bom Jesus

Festa tradicional do Padroeiro do município, que acontece no mês de agosto.

A festa acontece no Pavilhão da Igreja Matriz de Irineópolis com um almoço festivo com completo serviço de bar e cozinha e segue até o final da tarde com bingo, sorteio de rifas e tarde dançante animada por grupos musicais locais. 

HOSPEDAGEM

Pousada Águas de Valões – Turismo de saúde e lazer
A pousada conta com quatro confortáveis bangalôs onde o turista pode descansar e aproveitar o contato com a natureza com capacidade de hospedagem para 12 pessoas. Além da hospitalidade dos donos e dos espaços bem planejados e decorados para agradar o visitante, a pousada conta ainda com uma fonte de água alcalina bicarbonatada descoberta na década de 30.
• Rua Amazonas, 166 Centro  
• 47 3625 1149  |  aguasdevaloes@aguasdevaloes.com.br

 

Demais opções de Hospedagem: http://www.irineopolis.sc.gov.br/turismo/

GASTRONOMIA

Nossa gastronomia é muito rica. Os pratos são elaborados com diversos produtos cultivados pelos agricultores familiares do município possuem um colorido especial e sabor único que reúne a técnica de preparo adquirida dos descendentes europeus e a utilização de ingredientes da região, herança dos povos nativos que por aqui viveram.  

Nos restaurantes da cidade é possível conferir esse sabor único e especial de nossa culinária, confira no site nossos restaurantes:

http://www.irineopolis.sc.gov.br/turismo/

ARTESANATO

Nosso artesanato é bem variado e formatado conforme o mosaico de culturas que formam nosso povo, tendo traços coloridos que vieram como herança de nossos colonizadores, além de características muito peculiares dos nativos da região.

A APAE do município trabalha o artesanato local em seu grupo de mães com diversos trabalhos.

 

APAE de Irineópolis

Rua Guanabara, 320 - Centro

47 3625 1252 | apaeirineopolis@yahoo.com.br

ATRATIVOS

Casarão Domit

Museu histórico e cultural abriga rico acervo pelos cômodos da casa. Construído em 1929, seu proprietário foi responsável pelo processo de pacificação política após a Guerra do Contestado.

Rodovia SC 460 – Km 04 47 3625 1232 / 42 9975 1409 / 42 8850 1661
Contato: Roberto Domit de Oliveira e Marília Oliveira com agendamento
Tempo de visitação: 1 hora - Email: engdomit@yahoo.com.br

 

Estância Hidromineral Águas de Valões

Fonte de água mineral alcalina bicarbonatada, descoberta na década de 30. A Estância Hidromineral Águas de Valões oferece momentos de lazer integrado a exuberante beleza natural e hospedagem em bangalôs.

Rua Amazonas, 166 Centro 

Fone: (47) 3625 1149 - Email: lealuiza@matrix.com.br

 

Sociedade Recreativa e Cultural de Irineópolis

 

A Sociedade promove Bailes tradicionais mensalmente. As promoções reúnem a sociedade de Irineópolis e região com muita musica, dança e animação.

 

Promoções

Mensalmente o Departamento Municipal de Esportes do município promove atividade recreativas para toda a população. Entre elas são tradicionais o Pedalaço: Passeio Ciclístico do município, que acontece em abril; Festival de Pipas; Encontro e corrida de carrinhos de rolimã; Campeonato de skate; Mateada da família; Entre outros  

MAPA

GALERIA DE FOTOS

Águas de Valões

Águas de Valões

Águas de Valões

Águas de Valões

Casarão Domit

Águas de Valões


Systemprime Internet