O Destino

Os municípios do Planalto Norte Catarinense – cenário do Tropeirismo e da Guerra do Contestado revelam a sua identidade por meio de um mosaico formado por diferentes etnias com sua cultura, gastronomia e arquitetura. Em meio a paisagens naturais deslumbrantes, testemunhas de importantes acontecimentos históricos.

A Guerra do Contestado, um dos maiores conflitos sociais do País, foi a disputa territorial entre o Paraná e Santa Catarina pela posse de uma vasta região de 48.000 km² rica em madeira e erva-mate, entre 1912 e 1916. Caboclos e pequenos agricultores, muitos deles expulsos de suas antigas posses, contestavam a doação de terras que o governo brasileiro fez à Brazil Railway Company e á Southem Brazil Lumber & Colonization Company para a construção de ferrovias, estabelecimento de empresas e venda de lotes.

Como foi uma região de muitos conflitos, ficou conhecida como Contestado, justamente por ser uma área de disputa de divisas entre os dois estados brasileiros. Nela ainda se encontram remanescentes da fé em São João Maria, tradição cultural com forte presença regional.

Copyright © 2015 - Associação de Desenvolvimento do Turismo Caminhos do Contestado.

Systemprime Internet